fbpx

Limpeza de fossa e sua importância!

5 de abril de 2019
img-limpeza-de-fossa-1200x800.jpg

A questão do alcance da rede de saneamento básico no Brasil infelizmente ainda causa muitos problemas. Dados de diversas instituições dão conta que uma grande parcela da população ainda não tem saneamento básico, incluindo o tratamento de esgoto.

Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil para o ano de referência 2012, 48,3% da população nacional não tem acesso à coleta de esgoto, enquanto que o acesso ao tratamento de esgoto é ainda menor, sendo que somente 38,7% da população brasileira tem acesso.

É interessante notar que, ao contrário do que se poderia pensar, isto é, que esses números se concentram apenas nas regiões norte e nordeste, as mais pobres do país, a falta de acesso ao saneamento básico é um problema que atinge todas as regiões do país. Apenas três cidades do Brasil têm sua população com 100% de acesso à coleta e tratamento de esgoto: Franca e Santos (ambas no estado de São Paulo) e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Neste contexto, a fossa se faz fundamental para que as pessoas que não têm acesso ao saneamento alcancem o nível mínimo de higiene. Mas é necessário mantê-la sempre higienizada para que não ofereça risco à saúde daqueles ao seu redor. Assim, é necessário que a limpeza de fossa seja feita regularmente e por profissionais qualificados.

A importância da Limpeza de fossa e a rede de saneamento básico no Brasil

Quando não recebe a manutenção que deve, a fossa pode causar inúmeras problemas em sua residência. Entupimento, mal cheiro, moscas e outros insetos em grande quantidade e contaminação do solo e da água são apenas alguns exemplos. Isso porque apesar dos desejos ficarem na parte de cima, com o passar do tempo um líquido é liberado e, por mais sólida que seja a vedação das paredes e fundo da fossa, mais hora ou menos hora esse líquido acaba penetrando no solo, ao mesmo tempo em que parte dele evapora, causando a contaminação do solo e mal cheiro.

Além desses problemas, uma fossa suja traz riscos à saúde, contribuindo para a proliferação de vermes e bactérias que podem causar doenças sérias, em alguns casos podendo levar à morte. Além disso, com solo contaminado a água e o que é plantado ali ficarão impróprios para o consumo humano e animal. Para evitar todos esses problemas, conte com a limpeza de fossa.

Como é feita a Limpeza de fossa e a rede de saneamento básico no Brasil?

Há dois principais tipos de limpa fossa, ambos bastante eficazes: a limpeza de fossa por sucção e a limpeza de fossa por hidrojateamento.

Na limpeza de fossa por sucção, uma mangueira é colocada dento da fossa e pela pressão produzida pela máquina instalada no caminhão, os dejetos são transferidos para dentro do caminhão para serem descartados de forma correta.

Na limpeza de fossa por hidrojateamento, o diferencial fica por conta do uso da água. Em vez de sugar os dejetos, são utilizados jatos de água de alta pressão que eliminar os dejetos através da tubulação. É importante destacar que esses dejetos não correm nenhum risco de ficarem presos, pois a pressão é muito alta.

Agora que você já sabe da importância e dos modos de realizar a limpeza de fossa, não deixe de fazê-la na sua e garanta um ambiente limpo, saudável e livre de qualquer risco à saúde.

Contatos pelo whastapp

São Paulo: 11 93805-3333
Litoral: 13 99608-0041
Contatos pelo telefone

São Paulo: 11 2631-1000
Litoral: 13 3032-6742



Desenvolvido por:

Copyright © 2018 - 2019 | Todos os direitos reservados a Hidro Pragas.

   

Fale conosco!